Seja referência em atendimento na sua loja de roupas

Seja referência em atendimento na sua loja de roupas

Mais do que vender, quem trabalha numa loja de roupas tem que gostar de pessoas.

E saber que cada pessoa é única e deve ser tratada como tal. Vender é uma arte e que se aprende ao observar e estar disponível para ouvir. Se você quer ser referência em atendimento na sua loja de roupas, preparamos para você, neste artigo 3 dicas que vão fazer toda a diferença!

Regra número 1

A entrada de um cliente numa loja deve ser sempre transformada numa oportunidade. E não estamos falando só de venda. Falamos sim de atendimento de excelência e fidelização. A venda é a consequência desejada, mas poderá não acontecer na primeira vez que o cliente entra numa loja, mas se for uma boa experiência, a tendência é que o cliente registre na memória e volte. Não vale tudo para vender. Esta é uma regra de ouro que um vendedor que queria ser uma referência no atendimento deve ter sempre em mente. Os clientes sentem e não há nada pior que se sentir pressionado numa loja. Se você já sentiu essa sensação, sabe que a tendência natural é sair o mais rápido possível e nunca mais voltar.

Saiba do que você está falando

Se você trabalha numa loja de roupas, sabe o quanto a autoestima é importante. Uma roupa bem indicada a um cliente poderá, num “passe de mágica”, elevar a autoestima! E, por outro lado, um tamanho inadequado, com certeza, terá o efeito contrário.

Ser um vendedor profissional implica, em primeiro lugar, conhecer muito bem, no detalhe, o estoque da sua loja. É necessário estudar as peças: seus materiais, ou seja, dos que são feitas, preços e tamanhos disponíveis.

Por exemplo, imagine que um cliente gostou de determinada peça, mas nos itens expostos não tem o número adequado. Claro que você terá que checar no estoque físico ou virtual, dependendo da sua loja, mas se você souber já de antemão que aquele item não está disponível, você poderá já propor uma alternativa.

Para além disso, dominar o estoque, conhecer os itens expostos, é uma vantagem: como vendedor, você poderá sugerir combinações e apresentar tendências.

Abordagem – palavra-chave para o sucesso

Seja referência em atendimento na sua loja de roupasComo e quando abordar? Tem um jeito certo? Na verdade, o jeito certo é saber ler o comportamento e o perfil de cada cliente. Assim, como é essencial estudar o estoque da sua loja, desenvolver uma capacidade de percepção do perfil do cliente fará de você um vendedor de referência.

E tem técnica para isso? Sim, e a palavra-chave é observar. Dar tempo para o cliente. Espere para que haja um gancho para abordar o cliente. Muitos já entram pedindo por aquela peça que viram na vitrine, mas a maioria entra para “dar uma olhadinha”.

A abordagem correta está dependente da sua capacidade de observação. Uma boa dica é: deixe o cliente respirar. Não é recomendável abordar o cliente de forma imediata. Espere pelos sinais: ficar muito tempo numa arara específica; tatear uma peça; colocar a peça na frente do corpo.

Por exemplo, neste caso, você poderá aproximar-se e perguntar se o cliente deseja provar a peça. Se a resposta for afirmativa, leve você mesmo a peça até o provador. A abordagem deve ser sempre gentil e educada, sem pressionar, e a partir de sinais dados pelo cliente.

E, no caso, da loja estar cheia (pode acontecer), não privilegie um cliente mais do que o outro. Respire fundo, tenha calma e atenda, com equilíbrio os clientes. Seja empático!

A venda não termina na compra

A venda é um fato isolado: acontece num determinado momento motivado por uma necessidade específica. Se você quer ser referência em atendimento na sua loja de roupas, deve entender a venda como um processo contínuo de fidelização.

Para isso, algumas estratégias são recomendadas. Das mais comuns como o cadastro de clientes, que ainda funciona e que poderá ser complementado com um cadastro virtual. Ambos são ótimos canais de comunicação com os clientes e promovem a fidelização.

Cupons de desconto exclusivo para clientes, novidades e promoções e antecipações de coleção são ações que fazem com que os clientes sintam-se especiais. E quando falamos de moda, falamos de autoestima. Faça do seu atendimento uma experiência significativa para o cliente e seja um vendedor de referência!

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