Crie uma ambientação – Estratégias Sensoriais

Crie uma ambientação Estratégias Sensoriais

Atrair o público-alvo da sua marca e aumentar as vendas não é uma tarefa simples de ser executada.

Pelo contrário, é necessário usar estratégias que vão ajudar a colocar a marca em evidência entre os clientes em potencial – como as estratégias sensoriais que são consideradas soluções inovadoras.

Como parte do marketing sensorial essas estratégias têm intuito de mexer com as emoções do consumidor através dos sentidos (visão, audição, tato, olfato e paladar) e com isso pode criar um vínculo entre o cliente e marca.

Esse tipo de estratégia é necessária aos pontos de venda por possibilitar a aproximação da marca com o seu público e criar experiências memoráveis. Dessa forma, a marca não só aumenta as chances de executar uma venda como também pode criar um vínculo com o seu novo cliente, fidelizando.

As estratégias sensoriais ajudam a marca reforçar o seu posicionamento no mercado. Elas aguçam os sentidos dos consumidores e permite que eles a reconheçam com facilidade identificando algumas das suas características.

Quer saber como usar o marketing sensorial em seu ponto de venda? Veja abaixo algumas dicas de como aplicar essas estratégias e atrair os clientes.

Invista no visual. Torne seu PDV visualmente atrativo

Muitas vezes o primeiro contato do consumidor com a sua marca é através do seu ponto de venda, por isso que é necessário investir em uma fachada bacana e que chame a atenção do consumidor. Torne o seu PDV atrativo. É preciso trabalhar com uma fachada bonita, vitrines instigantes e tudo que faça o cliente em potencial olhar e se sentir atraído pelo ponto de venda.

Invista em aromas que representam a imagem da marca

Para uma cafeteria, por exemplo, é muito fácil despertar interesse entre os consumidores em potencial através do olfato, mas para uma loja de roupa essa tarefa pode ser um pouco mais complicada. Na verdade, o ideal é que você tenha a imagem da marca muito bem definida para que encontre um aroma que represente isso. Assim o cliente vai ligar o aroma à sua marca.

Deixe o produto à disposição do cliente, faça-o sentir

Uma loja de móveis ou roupas de cama pode ganhar a atenção do público de diferentes formas, mas uma das mais eficientes é a possibilidade de os clientes sentirem os produtos. Permita que o cliente se aproxime de todos os produtos e a partir disso os sinta despertando interesse. Portanto, faça a distribuição eficiente dos produtos, não o impedindo de tê-los por perto.

Monte uma trilha sonora personalizada para a sua marca

A música que você coloca para tocar na sua loja também pode estimular os clientes a consumirem. A playlist precisa representar o “mood” da sua loja, transmitindo valor aos produtos. Não é só colocar a música da temporada para tocar. Pelo contrário, a trilha sonora do PDV diz muito sobre ela e tem a possibilidade de criar um vínculo entre o cliente em potencial e a marca.

Crie sabores que representam a sua marca

Crie uma ambientação Estratégias SensoriaisConhece a máxima sobre conquistar alguém pelo estômago? Pois ela pode fazer a diferença no seu negócio. Ligar o sabor de algo ao seu produto ou a sua marca também ajuda a criar vínculo com os clientes. Tente oferecer um bolo, um café ou até uma bala. Na verdade, você precisa oferecer algo que desperte interesse, como o uso de balcões para degustação de alimentos.

Crie uma ambientação usando estratégias sensoriais que possuam relação com a sua marca. Entenda que não adianta investir em diversas ações que usam os sentidos do consumidor se de certo modo eles não representam o seu produto ou marca. Essas estratégias precisam se “relacionar” a marca.

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