Como escolher o produto ideal para seu público

Como escolher o produto ideal para seu público

O sucesso de um negócio não depende apenas da comunicação com o seu público-alvo, mas principalmente do produto ou serviço que oferece a ele.

A sua empresa pode ter um posicionamento interessante, trabalhar com a comunicação visual atraente e realizar atendimentos eficientes ao público, mas nada disso fará o seu negócio progredir se não trabalhar com serviços ou produtos de qualidade e que atendam as necessidades do consumidor.

Como escolher o produto ideal para seu públicoUma das dicas mais comuns é sobre trabalhar com os produtos ou serviços que você realmente gosta, porém nem sempre o melhor para você é o que o pública necessita e por isso deve ter atenção nesse processo de escolha.

Não estamos falando para você se sujeitar a trabalhar com produtos ruins que podem prejudicar a visão, missão e valor da sua empresa em troca das vendas, mas que o foco de venda não é você e sim o consumidor, portanto o produto deve atender as necessidades do seu público de alguma forma.

Além disso, para escolher o produto ideal para seu público é fundamental responder questões relacionadas ao objetivo da empresa, da eficiência dos produtos e até dos desejos que o público consumidor possui. São questões que não vão dar uma resposta óbvia, mas direcionam ao melhor caminho.

Não basta ter um produto que considera incrível, agrada o seu gosto, mas não atrai o consumidor, pois isso não vai proporcionar o lucro que procura. Você precisa trabalhar com produtos que vendem. Quer saber como? Veja algumas dicas para criar o melhor mix de produtos à venda ao seu público.

Conheça o seu público e entenda suas necessidades

A primeira dica é clichê, mas ela faz a diferença nessa escolha de produtos ideais ao público. Não existem meios de obter sucesso a longo prazo sem o mínimo conhecimento a respeito do seu consumidor. Você deve conhecê-lo, entender as suas necessidades, conhecer os seus gostos e a partir disso trabalhar com itens que realmente se encaixam ao seu perfil de consumo.

Veja se existe busca e oferta relacionada a esse produto

Não existe sucesso sem pesquisa e conhecimento, portanto comece a fazer a sua lição de casa e procure saber se o produto que deseja comercializar é procurado por seu público e quais empresas poderiam ser sua concorrente com a oferta de algo semelhante. Você pode colher alguns dados com uma pesquisa de mercado, de palavras-chave e até questionando o seu público.

Analise a escalabilidade do produto

Não adianta o produto ser bem recepcionado pelo consumidor se no fim a empresa não consegue atender a demanda devido ao fato do produto não ser escalável. Seu produto precisa terá capacidade de crescer atendendo a demanda, tudo isso sem perder sua qualidade. Isso serve para a fabricação própria de seus produtos e para a sua aquisição através de fornecedores.

Faça testes antes de determinar o seu produto principal

Como escolher o produto ideal para seu públicoVocê pode trabalhar com produtos durante um prazo específico para ter a noção a respeito da sua receptividade diante do público. Fazer testes é um hábito comum entre as empresas, inclusive evita investimentos à cega que podem causar danos financeiros a empresa. Faça um teste com o produto por pelo menos três meses e analise a sua performance diante do público.

Escolher o produto ideal para seu público não é difícil, mas isso requer um trabalho árduo de pesquisa, conhecimento e testes incansáveis. É possível que nessa procura você cometa erros e eles serão necessários para que sua empresa defina o que funciona ou não com o seu público, pois é assim que as grandes empresas começam a trabalhar com produtos eficientes a elas.

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