Como aproveitar as datas comemorativas para ganhar dinheiro com sua loja online

Se você não quer sofrer com as consequências da sazonalidade, a dica é seguir um bom planejamento ao longo do ano

O Dia das Mulheres se aproxima e para o mercado de varejo, inclusive, o online, esta é a terceira melhor data para as vendas, ficando atrás apenas do Natal, dia das Mães e das Crianças. Portanto, entender o seu mercado e o que seu público deseja, além de suprir a demanda de forma planejada faz toda a diferença.

É importante saber qual data é mais promissora para o seu negócio, para isso, vai depender da percepção do seu público (o que ele mais valoriza). Às vezes também é possível mudar as estratégias, apenas adequando os processos de venda e entrega a seu produto ou serviço.

Antecipação

Se você lançar um produto, oferta ou descontos em serviços com 15 ou até 30 dias de antecedência, possivelmente perdeu o timing. Tudo porque esse é o deadline de entrega dos Correios.

Se o produto é vendido dentro desse prazo, mesmo que o tenha a pronta-entrega, caso o cliente opte pela Modalidade de Entrega dos Correios (PAC), correrá o risco de a encomenda não chegar a tempo. O melhor a fazer é lançar os produtos com, pelo menos, 45 dias de antecedência, a partir da data comemorativa.

Logística

Tente criar um Plano de Ação com certa antecedência. Assim, evitam-se os problemas comuns à época, como produtos esgotados ou danificados e atraso nas entregas. Garantir que as entregas sejam realizadas dentro do prazo é primordial.

Estoque

É importante criar um calendário de datas sazonais para organizar os itens de interesse em cada período e poder explorar o Planejamento de Marketing no tempo certo.  Assim, quando a data em questão estiver em tempo apropriado para iniciar as divulgações, deverá haver um ‘time’ avisando para checar o estoque dos produtos correspondentes (se está suficiente, se terá que comprar mais, etc).

Produtos que esgotaram ou que foram pedidos, mas não chegaram a tempo – dentro do deadline do planejamento sazonal -não será mais preciso esperá-los  para compor o estoque.

Preço

A oferta ou liquidação só funcionam se os preços realmente forem atrativos. Para conseguir oferecer bons descontos ao cliente, é necessário negociar com fornecedores (com antecedência). Dessa forma, eles podem oferecer condições melhores de preços.

Também é importante definir com clareza qual é o custo de cada um dos produtos que entrarão na promoção, de modo a quantificar corretamente a redução na margem de lucro e definir quais produtos farão parte da ação.

Marketing

Mais uma vez, com um bom Planejamento de Marketing em mãos, é possível decidir os canais para divulgação das ofertas, como será feito, com que frequência, o tipo de campanha e a intensidade da ação.

Se uma das estratégicas for criar anúncios pagos em buscadores ou mídias sociais, a antecipação pode garantir um custo mais adequado do que no momento de alta do mercado publicitário.

Criatividade

Outra ideia inteligente é mostrar em sua loja online quais produtos são indicados para a comprar na referida data. Isso porque a maioria dos consumidores não parte para a compra com uma ideia pré-definida do que realmente quer levar. Aproveitando esse gatilho, é bom mostrar sugestões criativas e interessantes, sempre respeitando o perfil do seu público e as tendências do momento.

Seja lembrado!

Antecipe a proximidade da data com mensagens e materiais criativos na página principal do seu site ou loja online. Capriche nas imagens dos produtos, destaque as opções interessantes, torne sua página atrativa e facilite a visibilidade dos produtos.

O desenvolvimento de ações promocionais que geram vantagens competitivas deve fazer parte do briefing. No mundo online é importante orientar seu cliente para os produtos que se referem à respectiva data comemorativa e, claro, incluir dicas que auxiliem a escolha e fazer uso de palavras chave nos mecanismos de busca.

Trocas

Assim como nas lojas físicas, os comércios eletrônicos devem adotar procedimentos de troca de forma simples e perspicaz. No período de trocas de produtos em datas comemorativas, o feedback com seu cliente e a agilidade no processo pode ser fator crucial.

Todos nós sempre optamos por comprar de marcas que facilitam a dinâmica de trocas, sem burocracias. Vale lembrar que a troca pode ser uma grande oportunidade de fidelizar o seu cliente e, a partir daí, nutrir um saudável relacionamento e aumentar muito mais as vendas com ele.

Apresentação da embalagem

A embalagem deve ser a ‘cara da sua marca’, é um detalhe que vale o capricho, mesmo sendo simples, mas bem elaborada, pode ter certeza que ficará na memória de quem recebe.

Mesmo o volume de vendas sendo grande, em datas comemorativas vale à pena caprichar, isso inclui tanto o caso das lojas físicas como as online.

Checklist do Plano de Ação

  • É importante seguir o plano de ação na íntegra. Para que a dinâmica de vendas dê certo, deve-se investir em plataformas e servidores que suportem o crescimento da demanda, principalmente que supram os períodos sazonais.
  • Uma dica é começar pelo adiantamento dos pedidos aos fornecedores para disponibilizar os produtos em tempo hábil para a entrega.
  • Quando houver uma promoção, dê atenção especial para que os produtos sejam corretamente embalados e endereçados aos respectivos destinatários.
  • Reforce o sistema de picking e packing (pegar o produto e embalá-lo) e expedição, preparando-se para o aumento natural de demanda, que deve já estar previsto para que não haja problemas de performance.

Trabalhar com datas comemorativas dá trabalho sim, mas é isso que se espera delas. No atual cenário econômico, elas salvam as vendas por muitos meses!

Fonte:
http://www.ideiademarketing.com.br/2016/04/20/como-tirar-proveito-das-datas-comemorativas/
https://www.tuty.com.br/blog/planeje-seus-lancamentos-para-datas-comemorativas-com-antecedencia-2
https://uolhost.uol.com.br/academia/superguia/como-fazer-promocao/5-datas-comemorativas.html#rmcl
https://blog.hotmart.com/pt-br/datas-comemorativas-negocio-digital/
https://blog.algartelecom.com.br/financas/como-lidar-com-vendas-sazonais/

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