Como garantir a fidelização dos clientes da sua loja?

fidelização dos clientes

Quem tem um negócio sempre precisa aumentar o faturamento.

Mas será que para isso é melhor atrair novos compradores ou investir na fidelização dos clientes atuais?

É óbvio que, num mundo ideal, o correto é investir nas duas estratégias. Porém, muitas vezes, os lojistas não têm condições de fazer isso. Nesse caso, será preciso escolher. A decisão depende de alguns fatores, mas considere essa informação: é mais barato manter os clientes atuais do que conquistar novos.

Outra questão que deve ser considerada é que sem uma estratégia adequada você o risco de cair na armadilha de “enxugar gelo”. Ou seja, conquista novos compradores, porém, como não consegue manter os atuais, tem enormes dificuldades para aumentar o faturamento.

No artigo de hoje vamos ajudar você a trabalhar melhor as estratégias de fidelização dos clientes da sua loja de roupas. Como veremos, medidas simples podem fazer muita diferença. O principal é a sua disposição para concentrar os seus esforços na construção de um relacionamento mais duradouro com o seu público.

Vamos ver como isso funciona na prática? Separamos 5 dicas sobre o assunto. Acompanhe!

1. Invista na qualidade dos seus produtos

Antes de detalhar as estratégias que podem ser adotadas na fidelização dos clientes, temos que reforçar essa questão: sem produtos de qualidade a sua loja não tem como evoluir.

Parece óbvio, mas é comum encontrarmos comércios de roupas que não conferem a devida atenção ao seu processo de compra e, com isso, acabam adquirindo peças que não cumprem os requisitos necessários. Ou seja, desbotam nas primeiras lavagens, descosturam e não têm o corte e o caimento adequados.

Se o objetivo é fazer com que seus clientes se tornem fiéis à sua marca, comece estabelecendo um padrão mínimo para as peças que vão fazer parte do seu catálogo. O cliente precisa ter uma boa experiência com os seus produtos, caso contrário, será muito difícil atrai-lo novamente para sua loja.

Especificamente para quem trabalha com moda fashion, lembre-se de que a renovação do estoque é primordial. É importante ter sempre alguma novidade e, para isso, você deve dar prioridade aos fornecedores que entendam do riscado, estejam preparados para acompanhar as tendências nacionais e internacionais dessa área.

2. Conheça o seu cliente

Considerando que você fez a lição de casa e abasteceu sua loja com bons produtos, o passo seguinte é adotar estratégias que ajudem a estreitar o relacionamento mantido com os clientes.

Nesse quesito, a primeira medida é reunir o máximo de informações sobre o seu público para que possa personalizar a comunicação. Há vários caminhos que podem ser adotados. Vejas nossas dicas:

  • Mantenha um formulário simples na loja e aproveite a finalização da compra para coletar os dados básicos dos clientes. Ninguém gosta de responder pesquisas muito longas, então, nesse primeiro contato, reúna apenas os dados básicos. Depois você poderá usar outros canais, como o e-mail, para conseguir se aprofundar nas informações.
  • Se você trabalha com e-commerce, essas ações podem ser agilizadas, uma vez que terá acesso dados básicos ao solicitar o cadastro antes da compra. Certifique-se de ter tudo devidamente registrado e organizado para que possa usar as informações para preparar sua estratégia.
  • Equipes bem treinadas também ajudam bastante nessa fase do trabalho. Oriente seus vendedores para conversar com os clientes, entender melhor suas demandas. Ele pode registrar as informações depois do atendimento, mas é importante criar uma rotina para a realização dessa tarefa, para garantir que ela não caia no esquecimento.

3. Mantenha contato

Com os dados em mãos, aproveite a oportunidade para se relacionar com sua base de clientes. O contato precisa ser frequente, então, é essencial que você estabeleça, com antecedência, uma lista com o tipo de mensagem que será trabalhada.

Pode começar pelo básico: e-mail de agradecimento pela compra, mensagens em datas especiais, felicitações no aniversário, aviso de recebimento de novas mercadorias etc.

Depois dessa primeira fase, é possível sofisticar mais as estratégias. Por exemplo, enviar uma mensagem com um cupom de desconto para aqueles clientes que deixaram de frequentar a loja; ou fazer uma oferta personalizada, com base na última compra da pessoa.

Além do e-mail, não se esqueça de tentar se conectar com o seu público também via redes sociais. Se conseguir fazer com que eles sigam sua página, o trabalho de divulgação fica bem mais fácil e a loja também tem como direcionar mensagens específicas para cada cliente da base.

4. Crie um programa de fidelização

É um erro imaginar que os programas de fidelização dos clientes são acessíveis apenas para operações de grande porte. Hoje qualquer loja pode adotar ações desse tipo. O principal é pensar na mecânica da ação, estabelecendo uma escala de descontos para ser disponibilizada a partir de determinado valor ou número de compras.

Para peças de vestuário também costuma ser uma boa estratégia oferecer condições especiais para valorizar a recompra, como uma quantidade maior de parcelas, ou mesmo a oferta de algum brinde da loja.

Para não errar na adoção dessas ações, a recomendação é informar o cliente sobre os benefícios para que ele se sinta motivado a voltar à loja sempre que precisar de algo novo para o seu guarda-roupa ou quando tiver a intenção de presentear alguém.

5. Faça promoções para os clientes fiéis

Além de criar um programa de fidelidade, outra boa estratégia é a realização de ações promocionais que beneficiem os clientes fiéis. Novamente, não precisa ser nada muito sofisticado. Funcionam bem as ofertas do tipo “leve 3, pague 2”, “desconto na segunda peça” ou mesmo aquelas que promovem o sorteio de prêmios – caixas de som, tablets, enfim, o ideal é escolher de acordo com o perfil do seu público.

Se você ainda tem dúvidas sobre a vantagem de investir numa ação de retenção de clientes, saiba que são altas as chances de conseguir aumentar o seu faturamento. Pense nisso: compradores recorrentes geralmente gastam mais na loja. A explicação é simples: como ele confia na qualidade do produto e gosta do atendimento, a resistência diminui. A pessoa sabe, por exemplo, que as peças são de boa qualidade, então não tem receio de comprar mais de uma.

Outra vantagem importante da fidelização: você ampliará o número de promotores da marca. Se tenho uma boa relação com aquele comércio, vou falar bem dele para os conhecidos. Lembre-se de que hoje o cliente compartilha suas experiências nas redes sociais, o que amplifica bastante o “poder” das recomendações.

Como mostramos neste artigo, não é tão complicado como parece trabalhar a fidelização dos clientes. No final, o que interessa é garantir a sua satisfação, resultado de experiências bem-sucedidas!

Gostou das nossas dicas? Ficou com alguma dúvida?

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Uma opinião sobre “Como garantir a fidelização dos clientes da sua loja?

  • 3 de setembro de 2018 em 17:14
    Permalink

    Adorei as dicas porém como estou iniciando, acho o valor de investimento pouco alto de vocês.

    Resposta

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