Entenda como os manequins de loja ajudam a alavancar suas vendas

Os manequins são silenciosos, mas poderosos vendedores!

Eles mexem com a nossa imaginação, pois fazem com que as roupas pareçam melhores do que são. Logo, somos atraídos para comprar! Essa é uma das principais razões para as lojas utilizarem manequins em suas vitrines. E não é por menos. Esses ‘bonecos encantados’ dão às pessoas uma ideia de como as peças podem ser usadas ​​e como ficam no corpo.

Seja para o setor de moda (vestuário,acessórios), casa e decoração em geral, a forma como os produtos são dispostos visualmente tem um grande impacto nas vendas e, por esse motivo, é provável que os manequins sejam a ferramenta mais importante na hora de exibir os produtos.

Os manequins são mais visualmente atraentes do que uma prateleira de roupas! Eles enriquecem o ambiente da exposição e ajudam a criar uma sensação propícia para as compras. E, convenhamos, as pessoas passam mais tempo em um ambiente quando ele é agradável e atrativo.

Tática de Influência

Exibir produtos com manequins é o primeiro passo para chamar atenção dos futuros clientes, e ainda funcionam como um tipo de publicidade gratuita do conteúdo exclusivo da loja. As chances de um visitante se tornar cliente aumentam, uma vez que ele terá a oportunidade de olhar mais produtos, além daqueles que se interessou no início.

Como estratégia, os expositores colocam as melhores roupas nos manequins para mostrar os produtos que são exclusivos. Além disso, eles ajudam o cliente a entender o propósito de um produto.  Ou seja, para cada ocasião exige uma roupa diferente: traje formal para festas, esportivo para jogos, moda verão para praia, moda pijama para dormir e, assim por diante.

Estilo da loja e tendências

Os manequins também são responsáveis por mostrar o estilo da loja e as tendências do momento, desde roupas da estação, até datas temáticas. Eles mostram ao cliente quais os looks e cores que serão mais usados na estação, além de mostrarem qual o estilo que vai usar no carnaval, no ano novo, no halloween e por aí vai.    

É possível notar que os manequins não vendem apenas as roupas que estão vestindo, mas também as peças e acessórios que compõem o ambiente da vitrine. Isso permite que o consumidor perceba o tema da exposição e crie, em sua mente, uma imagem do que ele pode esperar da loja.

Deu para notar que esses bonecos da moda também funcionam como elementos de design, já que contribuem para a ambientação e a personificação da loja. A forma como são posicionados e compostos por roupas e acessórios demonstra o perfil de cliente que a loja atende, além de transmitir a atmosfera e a identidade da marca.

Lembre-se, a criatividade do lojista faz toda a diferença na hora de expor as mercadorias e transmitir mensagens para os consumidores.

Seja no mundo ON ou Off, os manequins estão com tudo!

Mesmo os vendedores de marketplaces e lojas online, confirmam que os itens compostos em manequins e depois fotografados para expor online, vendem mais rápido e, até por um valor melhor, do que o mesmo item que é exibido em cabide.

Muitas lojas conhecidas mundialmente, tiveram que reformular a abordagem de merchandising e os manequins entraram novamente na jogada. Nos Estados Unidos, por exemplo, lojas conhecidas por muitos brasileiros, como a Bed Bath & Beyond e a Target, modificaram a forma de exposição dos produtos.

Eles perceberam as dificuldades, por parte de seus clientes, na escolha dos itens para a decisão final de compra. Até então, ao entrarem nas lojas para navegar, tudo que viam era um mar de prateleiras. Houve uma grande transformação no setor, por parte destas empresas, com o objetivo de melhorar a apresentação dos produtos.

Caso de sucesso: como Target triplicou suas vendas ao incluir manequins em suas lojas?

Quando a Target começou a incluir manequins em suas lojas, as vendas dos itens exibidos triplicaram! O impacto da mudança foi tão grande, que a rede acrescentou consultores para suas seções de beleza, bem como manequins para mostrar itens de vestuário e dar aos clientes ideias sobre como montar um look em conjunto, no estilo de loja de departamentos.

As mudanças – que ocorreram em 1.400, das cerca de 1.800 lojas da Target – proporcionaram um lucro de 30% para a rede. Mais recentemente, lançaram o que chamam de ‘inovação doméstica’. São áreas que mostram utilidades domésticas em vitrines específicas para decoração, que ajudam os consumidores a imaginar como os utensílios apareceriam na sala de jantar ou na cozinha, em vez de colocados sem criatividade alguma em uma prateleira.

As áreas de decoração de ambientes para escritórios e residências são também aprimoradas constantemente por essas empresas, seguindo as tendências de decoração. A rede de lojas prova que itens expostos de maneira criativa são vendidos de três a quatro vezes mais  do que a média da categoria doméstica.

No mundo das compras físicas, há uma necessidade insaciável de surpreender os clientes, para isso, é importante inovar completamente as regras de exposições dos produtos, quando se achar necessário.

Fonte:
https://www.comacmoveis.com.br/o-papel-dos-manequins-como-elemento-de-venda-e-atracao-de-clientes/
https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2012/03/19/manequins-atraem-olhar-do-consumidor-e-refletem-conceito-da-loja.htm
https://blog.mannequinmadness.com/
MannequinMadness.com
https://blog.mannequinmadness.com/2016/01/when-you-add-more-mannequins-in-your-store-your-sales-increase-heres-why/

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