Como fazer o Pós venda

Como fazer o Pós venda

As empresas se preocupam muito em vender os produtos, porém, muitas vezes se esquecem que  o pós  venda é super importante, é necessário fazer a assistência ao consumidor caso haja algum problema com o produto ou no processo de compra.

Como fazer o Pós venda

Um bom exemplo são os e-commerces que precisam ter uma estrutura como um SAC serviço ao consumidor para dar esse suporte. Entenda os principais aspectos que envolvem esse processo e por que ele é tão importante.

Vendi e agora?

Se você vendeu e acha que acabou o trabalho, se enganou, pois o pós venda é fundamental para manter a reputação da sua marca. Solucionar problemas referente ao produto, ao processo de compra e de assistência são serviços essenciais para estabelecer um relacionamento e garantir a fidelização daquele que já comprou.

Algumas ferramentas auxiliam neste processo, segue abaixo:

  1. Disponibilize um canal para o atendimento, pode ser um telefone, um whatsapp, um e-mail.Como fazer o Pós venda
  2. Utilize questionários, pesquisas para saber o grau de satisfação do seu consumidor com relação aos seus produtos, a partir destes dados você pode descobrir coisas interessantes como produtos mais aceitos, produtos com menos defeitos, tipo de atendimento que o consumidor percebe, verifica se há falta de informação técnica referentes aos produtos, críticas, sugestões, percepções. A partir destes dados é possível mensurar  os pontos fortes e os pontos fracos do seu produto.Como fazer o Pós venda
  3. Promova eventos nos quais permita interação e proximidade com o consumidor, uma festa no local, um show, um happy hour, uma presença de influenciador etc… os eventos funcionam como uma forma de estreitar o  relacionamento, atraem mais consumidores e melhoram a visibilidade.
  4. Participe de grupos de comerciantes ou associações, isso facilita a geração de novas idéias, parcerias, fornecedores, além de manter-se no antenado com o mercado concorrente.Como fazer o Pós venda
  5. Se você tiver dados dos clientes que já compraram, como data de aniversário, e-mail, isso poderá virar uma estratégia de inbound marketing, entre em contato com o seu cliente, felicite pelo aniversário, mande uma promoção especial personalizada, dê um desconto ou ofereça um brinde, são ações que fixam a marca e criam uma boa impressão ao cliente, que se sente querido, importante e bem informado, além de fazer propaganda para os amigos.Como fazer o Pós venda
  6. O controle do pós venda permite ainda mensurar o que deu certo e o que precisa melhorar a partir do feedback do consumidor, permite refazer estratégias, mudar ou buscar novos produtos, de acordo com os resultados obtidos nas pesquisas, no atendimento ao cliente e na mudança organizacional.

Como fazer o Pós venda

O cliente quando é lembrado depois que efetuou uma compra, se torna mais acessível, por que adquire confiança na sua marca e no seu produto, é uma forma de reconhecimento que só agrega valor. É assim que se constrói uma relação.

Esperamos que essas dicas ajudem no dia-a-dia e traga mais sucesso ao seu negócio!

 

Como fazer o Pós venda

 

Boas vendas e suporte.  

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 − 6 =