5 razões para sua empresa investir no Pós venda

5 razões para sua empresa investir no Pós venda

A forma de vender mudou muito nos últimos anos, devido ao advento da internet e sua propagação com o surgimento das redes sociais. Hoje a venda é um processo complexo e exige um trabalho pós venda.

O Marketing tradicional morreu e foi literalmente enterrado, antigamente o grande diferencial das empresas era investir em mídias off-lines como; televisão, rádio, revista, outdoor, panfletos etc… e apenas grandes empresas capitalizadas conseguiam investir em marketing, mas hoje estes canais estão em queda livre por conta das novas tecnologias que surgem a cada dia e da crescente automação, a mídia on line tornou-se a mais importante e sabe por que? O perfil do consumidor mudou muito e agora já não basta ter um bom produto ou serviço e vender somente, é preciso fidelizar o seu cliente, conquistar a sua confiança e respeito.

Mas você deve estar se perguntando, quando eu vendo realizo meu objetivo e acabou, porque devo me preocupar com o consumidor depois?O que isso pode me trazer de resultado? Seguem 5 razões que podem te convencer:

Pergunte ao cliente…

1 – A primeira razão é se você vende um produto e se o cliente não ficar satisfeito e não te dar um feedback sobre a opinião dele diretamente para a sua empresa, ele vai fazer isso nas redes sociais, nos sites de reclamação tipo o reclame aqui e outros. Dependendo do nível de engajamento social e seguidores que ele tem, uma opinião negativa a respeito do seu produto ou da sua marca pode repercurtir de forma extremamente rápida e causar um impacto negativo nas vendas seguintes para futuros consumidores que eventualmente estavam interessados no seu produto. As redes sociais possuem uma espécie de “ vida própria”, e desta forma, as empresas não tem o controle sobre elas e sobre o que repercurte.

Quem é o seu cliente?

5 razões para sua empresa investir no Pós venda2 – A segunda razão é, se você vende e não sabe quem é o seu cliente, ou não se interessa em saber, dificilmente você conseguirá identificar seu público alvo, por mais que especule, suas impressões serão baseadas no “achismo” e não em métricas exatas. Se a sua empresa quiser contratar uma estratégia de marketing, a primeira pergunta que é feita é: Quem é seu verdadeiro público alvo, e acredite, poucas empresas sabem realmente quem é que compra, por isso, é fundamental procurar conhecer seu consumidor, estreitando a relação, a estratégia de inbound marketing é uma das formas de conhecer esse público e se relacionar com ele, outra é criar mecanismos que propicie que esse consumidor lhe forneça dados deles, como: promoções, pesquisas, ações que tenham como objetivo interagir com o cliente.

Seu cliente divulga o seu produto?

5 razões para sua empresa investir no Pós venda

3 – A terceira razão é que um cliente satisfeito vale mais do que qualquer investimento financeiro, a partir do momento que o seu produto agradou e esse cliente divulga isso nas suas redes sociais, no seu meio, faz com que potenciais compradores, mesmo aqueles que ainda tinham dúvida sobre o seu produto, criem coragem e tomem a decisão de comprar. As pessoas estão muito mais propensas a indicações, por isso, investir em bons produtos e bom atendimento é o diferencial hoje entre o sucesso e o fracasso de uma empresa. Agradeça o seu cliente, dê a ele mais do que promete, nunca menos e nem mais ou menos.

Você sabe qual a reputação que sua empresa ou marca tem?

5 razões para sua empresa investir no Pós venda4 – A quarta razão é reputação, se a sua empresa não tiver uma boa reputação e não alimentar essa boa reputação, será aniquilada a qualquer momento pela empresa que faz um pós venda sério e ostensivo. Quando o consumidor percebe que a empresa é preocupada com a qualidade? quando ela pergunta para ele como foi a experiência de venda, o que ela acha que podia melhorar, se ela compraria e indicaria o produto e outras, isso mostra cuidado com a imagem e respeito com o consumidor acima de tudo, e pasmem, isso vende muito, a imagem é que prevalece.

Como você valida seu produto no mercado?

5 – A quinta e última razão para investir em pós venda é saber exatamente o que você precisa fazer para melhorar, é usar os dados apontados e investir na melhoria constantemente baseado na percepção do personagem principal que é o responsável pelo seu sucesso, que é o seu cliente, antigamente as empresas fabricavam ou produziam coisas que elas acreditavam serem úteis e boas, mas hoje quem tem que validar é o consumidor, a situação se inverteu literalmente, você pode achar seu produto maravilhoso, mas se o cliente não achar, você não vai vender, por isso, crie vínculos, crie uma rede de seguidores.

Esperamos que após esse conteúdo te ajude a vender mais e fortalecer sua marca. Invista no seu cliente e você terá retorno garantido. Surpreenda, agrade e conquiste os velhos e novos clientes!

Uma opinião sobre “5 razões para sua empresa investir no Pós venda

  • 20 de outubro de 2018 em 12:57
    Permalink

    MUITO BOM OBRIGADO. DEUS ABENCOE VOCES.

    Resposta

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