Vitrines: saiba como atrair a atenção do cliente

Ter uma vitrine bem organizada pode fazer muita diferença para os resultados de venda da sua loja.

Afinal, é a partir dela que o cliente vai formar a “primeira impressão” sobre os seus produtos, correto?

O ideal é contar com um profissional especializado na realização desse tipo de serviço. Mas, mesmo nesse caso, é importante que você tenha noção dos aspectos determinantes para o sucesso da sua vitrine. Assim, terá como solicitar o trabalho corretamente e, claro, avaliar a sua qualidade.

Pretende cuidar pessoalmente da composição da vitrine? Não tem problema, é possível sim organizá-la de forma mais profissional. Uma dica básica: preste atenção a todos os detalhes!

Separamos para o artigo de hoje 6 dicas valiosas sobre vitrine, pensando especialmente em quem trabalha com moda feminina. Acompanhe!

1. Valorize a identidade visual

Antes de cuidar dos aspectos mais operacionais da organização da vitrine da sua loja, lembre-se de que ela tem um importante papel: atrair a atenção das pessoas para o seu comércio, ajudando-as a construir uma imagem positiva do seu negócio.

Sob essa perspectiva, é preciso que a exposição do produto tenha uma orientação estratégica. Ou seja, certifique-se de que a vitrine transmita os diferenciais da sua marca.

Para isso, ela deve refletir a identidade visual da loja. É importante manter o mesmo padrão em termos de cores e de estilo. Se o ambiente do seu comércio é mais descolado, a vitrine deve seguir na mesma linha. Se você optou por uma decoração mais formal, não faz sentido ter uma vitrine muito “arrojada”.

2. Organize o espaço

Além do respeito à identidade visual da loja, o que facilita a identificação por parte do seu consumidor, preste atenção nessas dicas na hora de fazer a composição da sua vitrine:

  • distribua as mercadorias, respeitando o espaço mínimo de 10 centímetros entre cada peça; não faz sentido amontoar tudo, só para exibir mais itens. Quanto mais “limpa” a vitrine, melhor para valorizar cada item.
  • cuide da iluminação. É preciso adicionar luz para garantir que todo o espaço tenha a melhor visibilidade possível. Analise a possibilidade de trabalhar com spots, necessários para valorizar suas peças de roupa mais importantes.
  • invista em objetos de decoração. Tornar o ambiente mais atrativo exige que se “conte uma história” para o público e, nesse caso, adereços decorativos podem fazer muita diferença. Ao selecionar os itens, analise se é possível encaixar algo que tenha movimento. Eles funcionam como um gatilho para chamar a atenção do público.

3. Respeite o cliente

Essa recomendação não vale apenas para a organização da vitrine, mas para todos os aspectos do negócio, correto? As relações de consumo são estabelecidas com base na confiança, porém, fica difícil conquistar isso se tentamos ludibriar o cliente.

No caso da vitrine, não caia na armadilha de expor peças de roupa que você não tem em estoque.  Se for a última peça, o ideal é destacar a informação para o cliente. Se souber fazer, isso pode até funcionar como um chamariz.

Outra questão importante: modifique a sua vitrine com frequência, inserindo sempre algo novo. Isso vai ajudar a reforçar a ideia de renovação, relevante principalmente para quem tem clientes regulares.

Se fez uma oferta por tempo limitado, lembre-se de retirar as placas. Caso contrário, você pode prejudicar a sua credibilidade.

4. Tenha um planejamento

É difícil organizar o dia a dia de uma loja. Para não correr riscos de ter algum contratempo, elabore um plano de ação para a organização da vitrine, com a indicação da data e do que será feito no espaço. Assim, fica bem mais fácil garantir que ela esteja preparada, por exemplo, para os períodos de maior pico de venda.

Listamos abaixo algumas referências que podem ajudar no planejamento do que pode ser feito em cada mês:

  • Janeiro – Férias e alto verão
  • Fevereiro – Carnaval
  • Março – Volta às aulas / Dia da Mulher
  • Abril – Outono
  • Maio – Dia das mães
  • Junho – Inverno / Festas Juninas / Dia dos Namorados
  • Julho – Férias
  • Agosto – Dia dos Pais
  • Setembro – Primavera
  • Outubro – Dia das crianças
  • Novembro – Black Friday
  • Dezembro:  Natal e Réveillon

5. Diversifique

Além de seguir esse calendário básico, procure sempre valorizar o trabalho com temas. Isso facilita a escolha dos itens de decoração e também a seleção das peças.

Na hora de fazer a disposição das mercadorias, uma boa dica é separar por segmentos. O objetivo é ter uma vitrine harmônica.

Por exemplo, se trabalha com moda fashion, é aconselhável montar os conjuntos, cuidando para que tenha opções de roupas que possam ser usadas para lazer e trabalho, se for o caso.

Evite colocar várias peças de uma mesma mercadoria, até porque assim sobra mais espaço para expor uma variedade maior de produtos.

Na questão do preço, é importante que haja equilíbrio. Não devemos ter nada muito apelativo, a não que o foco da sua loja seja vender barato. O que funciona é tentar montar um catálogo que seja atrativo, sem forçar muito a barra.

O principal é atender ao interesse do seu público-alvo. Por isso, quanto mais informações reunir, melhor. As suas clientes de moda feminina costumam procurar sua loja para obter que tipo de roupa? Quais são os itens mais vendidos? Como foi o movimento no ano anterior nas datas comemorativas?

Na área de moda muita gente atua de forma mais intuitiva, confiando no seu conhecimento. É isso mesmo, ninguém sabe mais da sua marca do que você. Porém, quanto mais informações você conseguir registrar, mais condições terá de ir aperfeiçoando os seus processos de trabalho, o que vai aumentar suas chances de sucesso.

6. Invista na sua vitrine

Citamos a importância da iluminação e também da aquisição de itens decorativos. Eles vão exigir algum investimento da sua parte. Outro aspecto que precisa de atenção é a compra dosmanequins.

Eles têm um papel fundamental na organização da vitrine, uma vez que é a partir deles que a cliente vai ter uma ideia mais clara de como é o caimento da peça e das combinações possíveis.

Na hora da escolha, lembre-se de que eles representam a sua cliente, que precisa se identificar com o modelo. Essa é uma boa informação para se levar em conta quando se fica em dúvida entre os mais clássicos ou modernos, correto?

Se o dinheiro está curto, opte por adquirir uma quantidade menor de peças, mas adequadas ao seu negócio. Esse é um erro básico: comprar algo que não combina com a loja e, em pouco tempo, ter que se desfazer do objeto. Nesse caso, foi dinheiro jogado fora!

Em contrapartida, quem se planeja consegue, com o tempo, deixar a loja mais bonita, bem organizada. Esse raciocínio também vale para a compra das mercadorias: valorize fornecedores que primem pela qualidade. Lembre-se de que o objetivo é que o cliente retorne à sua loja, mas isso só acontecerá se você tiver produtos que ele aprecie.

Gostou das nossas dicas sobre organização de vitrines? Preparado para montar a sua? Não deixe de analisar as opções disponíveis nas coleções da K2B.

Entre em contato que vamos ajudá-lo nas compras para a sua loja!

Uma opinião sobre “Vitrines: saiba como atrair a atenção do cliente

  • 7 de agosto de 2018 em 08:50
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    Acho excelente a iniciativa de vcs. Auxiliar muito. Toda informação é bem vinda.

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